sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Indicando: A Ilha

Postado por Unknown às 11:30
Oi gente! Vim aqui hoje pra fazer a indicação de um livro que li há algum tempo: A Ilha de Aldous Huxley. 
Huxley trata, no livro, sobre a felicidade humana. Como a sociedade seria se tudo fosse pura alegria? Em A Ilha, essa questão é trabalhada de forma bastante utópica, já que, de acordo com o autor, o único método para alcançar a felicidade e igualdade coletiva é o controle de cada indivíduo.
O livro foi publicado em 1962 e foi o último do autor. Seu personagem principal se chama Will, um jornalista, que com um pouco de acaso chega a uma ilha, chamada Pala, onde vive uma sociedade isolada, em todos os aspectos, do mundo. A questão principal do livro é relacionada totalmente em cima dos habitantes de Pala, que de forma auto-suficiente, vivem "alienadamente" por meio da ciência ocidental e de crenças em religiões orientais.
Através dos olhos de Will, o dito representante do mundo exterior, conhecemos os habitantes dessa intrigante sociedade. Cada vez, que nosso protagonista, conhece e entende mais sobre a forma de vida em Pala ele recebe críticas ao mundo fora da ilha juntamente com uma proposta de vida alternativa, onde ninguém é infeliz.  

O romance não tem muita ação e pode se tornar um pouco cansativo de ler. Will, tem um papel apenas de observador e o livro é feito basicamente de conversas entre ele e os habitantes da Ilha. Mas apesar desse contraponto, indico o livro, pois, através da utópica sociedade "paliana", ele pode trazer uma grande reflexão sobre como a nossa sociedade está se desenvolvendo e que rumos ela está tomando. Tratando de assuntos complexos de serem discutidos como religião, educação, sexo, ciência e sociedade, A Ilha é uma ótima alternativa para todos que se interessam por essas antropologias da vida humana! 

Na minha opinião A Ilha é uma prequela de Admirável Mundo Novo, outro livro de Huxley, publicado nos anos 30 que trata da mesma questão de uma forma mais futurística e dando maior ênfase ao poder sobre cada indivíduo. 
Os dois livros podem ser encontrados em qualquer livraria, inclusive online aqui e aqui.
Beijos da S, espero que gostem dos livros! Alguma crítica? Elogios? Já sabem né?! É só deixar nos comentários!

0 comentários:

 

Das 5 Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos